Pela 10ª vez consecutiva, Jaguariúna obteve o Selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), concedido anualmente pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o objetivo de medir e destacar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas.
A cidade subiu 27 posições no ranking geral de 613 municípios, passando de 66º lugar, em 2019, para 39º neste ano. Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Jaguariúna ficou em 3º lugar – avançou duas posições em relação a 2019 –, atrás apenas de Americana e Itatiba.
Jaguariúna mais uma vez foi destaque no ranking por suas ações de gestão e proteção do meio ambiente. Entre essas ações está o Programa Bacias-Jaguariúna, que prevê a conservação e recuperação de mananciais.
As ações propostas pelo Programa Município VerdeAzul compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.
“O Programa Município Verde e Azul estimula a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do município. Ele engloba vários temas estratégicos dentro da administração pública, o que comprova a estreita relação do meio ambiente com As demais áreas administrativas, como saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e social, entre outras. Esse resultado indica a eficiência da gestão de todos os pilares da administração pública”, disse a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura, Aline Granghelli Catão.
O programa
O Programa Município VerdeAzul publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA). Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.